quarta-feira, 21 de agosto de 2019


Polo Zona da Mata II realiza sua Plenária Regional
No dia 14 de agosto, quarta-feira, aconteceu na Câmara Municipal de Juiz de Fora a Plenária Regional do Polo Zona da Mata II.
A cerimônia de instalação da plenária regional foi conduzida pelo vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho - Pardal (PTC), presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora – sede do Polo Regional. Essa cerimônia contou ainda com as participações dos respectivos presidentes das câmaras municipais de Lima Duarte e Santos Dumont, vereadores Marcelo Rodrigues de Freitas e João Batista Barbosa Crescêncio. Também compuseram a mesa de abertura: a vereadora Cláudia Jacintho Correa, secretária da mesa diretora da Câmara Municipal de Santos Dumont; o professor Dr. Jorge Chaloub, do Departamento de Ciências Sociais da UFJF e coordenador do Parlamento Jovem de Minhas de Juiz de Fora pela UFJF; a coordenadora do PJ municipal da Câmara Municipal de Lima Duarte, Aline Lillian; o coordenador do PJ municipal e assessor de projetos legislativos da Câmara Municipal de Santos Dumont, Renan Augusto Pedrosa; e o Supervisor de Serviços de Formação para a Cidadania do Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara e coordenador do Parlamento Jovem de Juiz de Fora e do Polo Regional Zona da Mata II, Sérgio Peres Dutra.  Além do vereador, de Juiz de Fora, Juraci Scheffer.













A extensão da mesa foi ocupada pelos estudantes de ensino médio que atuaram como coordenadores e relatores dos grupos de trabalho da etapa regional.
Além dos professores das escolas que integram o Parlamento Jovem em Juiz de Fora, e da coordenadora do PJ de Minas de Lima Duarte, Sidirlene Donizetti Silva, participaram da plenária os monitores e monitoras: Clara Freguglia, Denise Cristina de Moura, Izabela Lorie, Gustavo Pereira, Julia Moschen, Leone Gabriel, Aline Gomes, Larissa Carraro, Diana Rodrigues, Joan Rosa, acadêmicos dos cursos de Ciências Sociais e Direito da UFJF, e também monitores de Lima Duarte e Santos Dumont.
Terminada a abertura, a mesa de autorizadas foi desfeita, dando-se início a plenária regional.
Dessa forma, a partir desse momento as discussões das propostas foram conduzidas pelos estudantes de ensino médio que atuaram como coordenadores nos Grupos de Trabalho de cada um dos três subtemas, os quais foram orientados pelo coordenador do Polo Regional e pela monitora Clara Freguglia. Ou seja, o subtema 1 ficou sob responsabilidade de Marina Maria Ferreira e teve como relatora Ana Carolina de Souza Santos, ambas estudantes da cidade de Juiz de Fora; no subtema 2 as discussões foram coordenadas por Emanuelle Rodrigues de Carvalho Ribeiro e Clara Amaral de Paula Pereira atuou como relatora, sendo as duas estudantes de Santos Dumont; já as propostas do subtema 3 foram coordenadas por Daniele Vitória Nogueira Souza, de Lima Duarte, e teve como relator Yuri Silva de Almeida Gonçalves, de Santos Dumont.



















Os sessenta e um estudantes presentes – das cidades de Juiz de Fora, Santos Dumont e Lima Duarte, discutiram nove propostas priorizadas nos Grupos de Trabalho da etapa regional realizados no dia 07 de agosto, no Colégio Vianna Júnior em Juiz de Fora. 
Ao final dos debates e após intensa participação dos estudantes quatro propostas foram priorizadas, as quais foram encaminhadas à coordenação estadual do projeto para serem anexadas ao documento de propostas a ser discutido na etapa estadual que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de setembro, em Belo Horizonte.
Além das discussões das propostas, os estudantes presentes na plenária regional aprovaram, também, o tema “LGBTQ+fobia” como sugestão para a edição 2020. O tema escolhido juntar-se-á a outros aprovados nas demais plenárias regionais e serão debatidos na etapa estadual, quando será definido o tema do PJ Minas 2020.



Em seguida, as delegações das três cidades elegeram os estudantes que representarão o polo na etapa estadual. Ficando a representação estudantil com a seguinte conformação:
PJ MINAS JUIZ DE FORA
Representantes de escolas particulares
Titular: Ana Carolina de Souza Santos – Colégio dos Jesuítas
1º Suplente: Larah Fábia Miranda Pereira – Colégios dos Jesuítas
2º Suplente: João Vitor Calil Rocha – Colégio N. Srª do Carmo
3º Suplente: Antonio Gabriel Costa Pires – Colégio N. Srª do Carmo
Representantes de escolas públicas
Titular: Ester da Silva Graia Gomes – E. E. Dilermando Costa Cruz
1º Suplente: Lucas Dala Paula de Oliveira Vaz – E. E. Dilermando Costa Cruz
2º Suplente: Miguel Guimarães J. da Silva – Colégio Tiradentes - PMMG
PJ MINAS LIMA DUARTE
Titulares: Daniele Vitória Nogueira Souza e Rafael Augusto de Paula
1º Suplente: Bruna Bueno de Almeida
2º Suplente: Davi Paiva Pimenta
PJ MINAS SANTOS DUMONT
Titulares: Clara Amaral de Paula Pereira e Emanuelle Rodrigues de Carvalho Ribeiro
Suplente: Itamar Bruno Gomes de Oliveira



















Em setembro, na capital do estado, estudantes dos noventa e quatro municípios participantes da edição 2019 do PJ Minas serão reunidos para nova rodada de discussão visando à priorização daquelas propostas a serem encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.



Propostas priorizadas na Plenária Regional do Polo Zona da Mata II
Subtema 1 – Desigualdades socioeconômicas
1. Criar um projeto que vise possibilitar aulas extras para alunos do ensino médio de Escola Estadual em busca de prepará-los para concursos e vestibulares. Priorizando ingressar no projeto alunos que comprovem baixa renda familiar e/ou se encaixe no grupo de minorias que apresentam uma dificuldade maior por sofrer discriminação (ex: negros, mulheres, imigrantes, indígenas e outros). 
2. Ampliar e dar mais visibilidade ao projeto que atua como instrumento de defesa e valorização das minorias étnico-raciais e trabalhar com a conscientização da população sobre a desigualdade e discriminação.      

Subtema 2 - Violências por motivo étnico-racial
3. Criar um projeto, onde psicólogos voluntários  atuem diretamente dentro das escolas para alunos vítimas de bullying ou cyberbullying, e/ou por qualquer motivo referente a questões étnico-raciais ou gênero, visando controlar o impacto mental e dificuldade de desempenho dos alunos.

Subtema 3 - Direito às identidades e à diversidade cultural
4. Criar feiras nas escolas durante todo o ano acessíveis ao público com estandes e palestras, oficinas e apresentações voltados à discriminação étnico-racial, valorização da cultura de minorias, da diversidade cultural e incluir discussões voltados à conscientização do direito à identidade e a diversidade.

A plenária regional foi transmitida ao vivo pela JF TV Câmara, canal 35.1





Nenhum comentário:

Postar um comentário