segunda-feira, 12 de agosto de 2019


Polo Zona da Mata II realiza
Grupos de Trabalho da etapa regional
No dia 07 de agosto, quarta-feira, o Colégio Vianna Júnior cedeu seu espaço para a realização dos Grupos de Trabalho (GT’s) da etapa regional do Parlamento Jovem de Minas 2019, reunindo em Juiz de Fora, sede do Polo Zona da Mata II, aproximadamente 75 estudantes das três cidades que integram o polo: Juiz de Fora, Lima Duarte e Santos Dumont.


O evento foi iniciado com a fala de boas vindas do coordenador do PJ Minas em Juiz de Fora, o sociólogo Sérgio Dutra, que passou as orientações referentes às atividades do dia, sendo acompanhado pelas coordenadoras do PJ Minas em Lima Duarte, Sidirlene Donizetti Silva e Aline Lillian; pelo coordenador do PJ Minas em Santos Dumont, Renan Pedrosa; e pelo professor Jorge Chaloub, do Departamento de Ciências Sociais da UFJF, além de contar com a colaboração de monitores e estagiários, que são acadêmicos de Ciências Sociais e Direito da UFJF.
Após as orientações iniciais, os estudantes foram divididos em três grupos, referentes aos três subtemas: “Desigualdades sócio-econômicas”, “Violência por motivo étnico-racial” e “Direto às identidades e à diversidade cultural”.

O subtema 1 foi coordenado pela estudante Marina Maria Ferreira e teve como relatora Ana Carolina de Souza Santos, ambas de Juiz de Fora. No subtema 2, Emanuelle Rodrigues de Carvalho Ribeiro exerceu a função de coordenadora e Clara Amaral de Paula Pereira a de relatora, sendo elas estudantes da cidade Santos Dumont. Já no subtema 3, Daniele Vitória Nogueira Souza, de Lima Duarte e Yuri Silva de Almeida Gonçalves de Santos Dumont, atuaram como coordenadora e relator, respectivamente. 

Das 18 propostas em debate, 9 foram priorizadas para uma nova rodada de discussão na Plenária Regional que acontecerá dia 14 de agosto.














Ao final das atividades nos três Grupos de Trabalho, os estudantes foram conduzidos à outra sala, quando lhes foram servido um lanche e em seguida foram dadas como encerradas as atividades do dia.
Propostas priorizadas para a Plenária Regional:
Subtema 1: Desigualdades socioeconômicas
1. Criar um projeto que vise possibilitar aulas extras para alunos do ensino médio de Escola Estadual em busca de prepará-los para concursos e vestibulares. Ingressarão no projeto apenas alunos que comprovem baixa renda familiar (exemplo: negros, imigrantes e mulheres...).
2. Criar uma comissão, que atue dentro das empresas cuja função é fiscalizar possíveis diferenças salariais entre os funcionários, a não contratação e outras ações provenientes de diferenças étnico-raciais e aquelas que praticarem tais atos estarão sujeitas a multa.
3. Criar um projeto que atue como instrumento de defesa e valorização das minorias (mulheres, população negra, comunidades ciganas, indígenas e imigrantes) para tratar de políticas afirmativas (como cotas) e trabalhar com a conscientização da população sobre a desigualdade e discriminação étnico-racial.
Subtema 2 : Violências por motivo étnico-racial
4. Ampliação de órgãos filiados as entidades governamentais que forneçam atendimento e informações sobre como proceder e identificar a violência por motivo étnico-racial, realizando cobranças para que haja rigor e atendimento tanto para vítima quanto para o agressor, através de oficinas instrutivas.
5. Obrigatoriedade de contratação, por parte do Estado, de psicólogos que atuem diretamente dentro das escolas para alunos vítimas de bullying ou cyberbullying, por qualquer motivo referente a questões étnico-raciais ou gênero, visando controlar o impacto mental.
6. Disponibilizar um espaço de acolhimento para pessoas que tenham sofrido violência por motivo racial, religioso, orientação sexual entre outros. Esse espaço de apoio moral/psicológico seria mantido a partir de doações e movimentos beneficentes, e poderia ter pessoas voluntárias, como médicos especializados para ajudar.
Subtema 3: Direito às identidades e à diversidade cultural
7. Criar feiras comerciais durante todo o ano acessíveis ao público e às escolas estaduais, com estandes e palestras, oficinas e apresentações que representem a história e a cultura de minorias étnico-raciais, voltadas à conscientização do direito à identidade e à diversidade, com a valorização do patrimônio imaterial e cultural, além da culinária.
8. Criar grupos nas escolas que promovam eventos, incluindo no ano letivo e acessibilidade não só às escolas como à toda comunidade, voltados à discriminação étnico-racial, valorização da cultura de minorias, da diversidade cultural e incluir discussões sobre a discriminação religiosa de atividades
9. Propor grupos de estudo entre professores e coordenadores, sobre a diversidade étnico-racial e cultural. Cujo objetivo é trazer mais conhecimento aos educadores por meio do aprofundamento do tema e prática da metodologia didática e estratégica para o desenvolvimento do assunto em sala de aula.

A atividade foi acompanhada pela JF TV Câmara, canal 35.1.



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