Polo Zona da Mata II realiza
Grupos de Trabalho da etapa regional
No dia 07 de agosto,
quarta-feira, o Colégio Vianna Júnior cedeu seu espaço para a realização dos
Grupos de Trabalho (GT’s) da etapa regional do Parlamento Jovem de Minas 2019,
reunindo em Juiz de Fora, sede do Polo Zona da Mata II, aproximadamente 75 estudantes
das três cidades que integram o polo: Juiz de Fora, Lima Duarte e Santos Dumont.
O evento foi iniciado com a fala de
boas vindas do coordenador do PJ Minas em Juiz de Fora, o sociólogo Sérgio
Dutra, que passou as orientações referentes às atividades do dia, sendo
acompanhado pelas coordenadoras do PJ Minas em Lima Duarte, Sidirlene Donizetti
Silva e Aline Lillian; pelo coordenador do PJ Minas em Santos Dumont, Renan
Pedrosa; e pelo professor Jorge Chaloub, do Departamento de Ciências Sociais da
UFJF, além de contar com a colaboração de monitores e estagiários, que são
acadêmicos de Ciências Sociais e Direito da UFJF.
Após as orientações iniciais, os estudantes
foram divididos em três grupos, referentes aos três subtemas: “Desigualdades
sócio-econômicas”, “Violência por motivo étnico-racial” e “Direto às
identidades e à diversidade cultural”.
O subtema 1 foi coordenado pela
estudante Marina Maria Ferreira e teve como relatora Ana Carolina de Souza
Santos, ambas de Juiz de Fora. No subtema 2, Emanuelle Rodrigues de Carvalho
Ribeiro exerceu a função de coordenadora e Clara Amaral de Paula Pereira a de
relatora, sendo elas estudantes da cidade Santos Dumont. Já no subtema 3, Daniele
Vitória Nogueira Souza, de Lima Duarte e Yuri Silva de Almeida Gonçalves de
Santos Dumont, atuaram como coordenadora e relator, respectivamente.
Das 18 propostas em debate, 9 foram
priorizadas para uma nova rodada de discussão na Plenária Regional que
acontecerá dia 14 de agosto.
Ao final das atividades nos três
Grupos de Trabalho, os estudantes foram conduzidos à outra sala, quando lhes
foram servido um lanche e em seguida foram dadas como encerradas as atividades
do dia.
Propostas priorizadas
para a Plenária Regional:
Subtema 1: Desigualdades socioeconômicas
1. Criar um projeto que vise
possibilitar aulas extras para alunos do ensino médio de Escola Estadual em
busca de prepará-los para concursos e vestibulares. Ingressarão no projeto
apenas alunos que comprovem baixa renda familiar (exemplo: negros, imigrantes e
mulheres...).
2. Criar uma comissão, que atue dentro
das empresas cuja função é fiscalizar possíveis diferenças salariais entre os
funcionários, a não contratação e outras ações provenientes de diferenças
étnico-raciais e aquelas que praticarem tais atos estarão sujeitas a multa.
3. Criar um projeto que atue como
instrumento de defesa e valorização das minorias (mulheres, população negra,
comunidades ciganas, indígenas e imigrantes) para tratar de políticas
afirmativas (como cotas) e trabalhar com a conscientização da população sobre a
desigualdade e discriminação étnico-racial.
Subtema 2 : Violências por motivo
étnico-racial
4. Ampliação de órgãos filiados as
entidades governamentais que forneçam atendimento e informações sobre como
proceder e identificar a violência por motivo étnico-racial, realizando
cobranças para que haja rigor e atendimento tanto para vítima quanto para o
agressor, através de oficinas instrutivas.
5. Obrigatoriedade de contratação,
por parte do Estado, de psicólogos que atuem diretamente dentro das escolas
para alunos vítimas de bullying ou cyberbullying, por qualquer motivo referente
a questões étnico-raciais ou gênero, visando controlar o impacto mental.
6. Disponibilizar um espaço de
acolhimento para pessoas que tenham sofrido violência por motivo racial,
religioso, orientação sexual entre outros. Esse espaço de apoio
moral/psicológico seria mantido a partir de doações e movimentos beneficentes,
e poderia ter pessoas voluntárias, como médicos especializados para ajudar.
Subtema 3: Direito às identidades e à
diversidade cultural
7. Criar feiras comerciais durante
todo o ano acessíveis ao público e às escolas estaduais, com estandes e
palestras, oficinas e apresentações que representem a história e a cultura de
minorias étnico-raciais, voltadas à conscientização do direito à identidade e à
diversidade, com a valorização do patrimônio imaterial e cultural, além da
culinária.
8. Criar grupos nas escolas que
promovam eventos, incluindo no ano letivo e acessibilidade não só às escolas
como à toda comunidade, voltados à discriminação étnico-racial, valorização da
cultura de minorias, da diversidade cultural e incluir discussões sobre a
discriminação religiosa de atividades
9. Propor grupos de estudo entre
professores e coordenadores, sobre a diversidade étnico-racial e cultural. Cujo
objetivo é trazer mais conhecimento aos educadores por meio do aprofundamento
do tema e prática da metodologia didática e estratégica para o desenvolvimento
do assunto em sala de aula.
A atividade foi acompanhada pela JF
TV Câmara, canal 35.1.
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