sexta-feira, 10 de junho de 2016

Realizada Plenária Municipal do PJ Minas JF 2016

A Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas 2016 em Juiz de Fora aconteceu no plenário da Câmara Municipal, no dia 08 de junho. O evento foi aberto pelo 1º Vice-presidente do legislativo, o vereador José Márcio (PV), e contou com a presença do vereador Jucelio Maria (PSB), da diretora Legislativa Maria Aparecida Fontes Cal e do coordenador do Centro de Atenção (CAC) da Câmara Municipal, Luiz Eugênio Ribeiro Bastos.

Após a abertura, o 1º Vice-presidente passou a condução dos trabalhos para as monitoras Amanda Faulhaber e Bruna Candiá, respectivamente, coordenadora e secretária da mesa de trabalhos da plenária municipal. Também auxiliaram na redação das propostas o assistente legislativo Luiz Paulo Santiago e o monitor Davi Dionyzio, bem como o monitor Matheus Vitorino e os voluntários Jonathan Dorini Moraes e Barbára Vital, pós-graduandos de Ciências Sociais da UFJF, responsáveis pelo acompanhamento das votações. E todas as atividades foram coordenadas pelo sociólogo do CAC da Câmara, Sérgio Dutra.




Antes do início dos debates os estudantes: Ricardo Borges Gonçalves, da E. E. Marechal Mascarenhas de Moraes e relator do subtema 1; Frederic Vianna Whitaker, do Colégio São José e relator do subtema 2; e Jéssica Maria da Silva, da E. E. Marechal Mascarenhas de Moraes e relatora do subtema 3 apresentaram seus relatórios sobre as discussões em seus respectivos Grupos de Trabalho, os quais foram realizados no dia 01/06.







Em seguida foi iniciada a leitura das 12 (doze) propostas e a apresentação dos destaques (exclusão, modificação ou aglutinação de propostas). No final da discussão, 51 (cinquenta e um) estudantes priorizaram seis propostas, sendo duas por subtema, as quais serão encaminhadas para discussão na etapa regional a ser realizada nos dias 22 e 30 de junho. A plenária foi encerrada com a discussão das sugestões de temas para a edição 2017 do Parlamento Jovem de Minas. O tema sugerido pelos estudantes para discussão na etapa regional foi “Saúde Pública”.


















Em Juiz de Fora, participam da edição 2016 as instituições de ensino: Colégio São José / Instituto Vianna Júnior, Escola Cenecista Monteiro Lobato e as Escolas Estaduais Ali Halfeld, Prof. José Freire e Marechal Mascarenhas de Moraes.



Propostas priorizadas e que serão encaminhadas para a etapa regional:
1º subtema – Mobilidade: Participação e Controle Social
1.       Distribuição de bicicletas públicas em locais estratégicos, como áreas centrais e periféricas das cidades com vias apropriadas e horários definidos tornando-se um espaço de lazer. Mobilizar a população com campanhas e eventos, por um dia no final de semana para o uso de transportes alternativos como bicicletas, patins, skate etc.
2.       Conceder desconto no valor da tarifa no serviço de transporte coletivo de passageiros para aqueles que contribuírem com a coleta seletiva de lixo reciclável. É assegurada aos cidadãos que recolherem e depositarem o lixo reciclável nos centros de coleta desconto do valor, que será definido pela prefeitura.
2º subtema – Trânsito e Transporte
3.       Disponibilizar maior número de ônibus com acesso para pessoas com deficiência, assegurando dois espaços reservados para cadeirantes. A fim de melhorar a qualidade do transporte público.
4.       Conceder meia passagem para estudantes de baixa renda mediante cadastro realizado pela prefeitura.
3º subtema – Mobilidade e Infraestrutura
5.       Implantação de mecanismos audiovisuais nos ônibus, pontos de ônibus e táxis, com o uso de painéis eletrônicos em braile, com emissão sonora, e com sistema que comunique ao motorista de ônibus, informando a presença de pessoa com deficiência esperando pelo transporte.
6.       Implantação de calçadas adaptadas para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência. As calçadas deverão contar com rampas de acesso para cadeirantes, bem como, piso tátil direcional, feixes salientes retangulares em paralelo indicando a direção a ser seguida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário