quinta-feira, 2 de junho de 2016

Realização dos Grupos de Trabalho da etapa municipal

A atividade aconteceu dia 01/06, no Colégio São José / Instituto Vianna Júnior, uma das cinco escolas de ensino médio de Juiz de Fora que participam da edição 2016 do Parlamento Jovem de Minas, cujo tema central é Mobilidade Urbana.

Os trabalhos foram acompanhados pela profª Christiane Jalles, do Departamento de Ciências Sociais da UFJF, pelo sociólogo Sérgio Dutra, da Câmara Municipal de Juiz de Fora e coordenador do PJ Minas em Juiz de Fora e também pelo sociólogo Claudinei dos Santos, servidor da Câmara Municipal de Matias Barbosa e coordenador do PJ Minas no Polo Zona da Mata I.

As discussões nos Grupos de Trabalho (GT’s) foram orientadas pelos monitores: Amanda Faulhaber, Bruna Candiá, Davi Dionyzio, Mário Zan e Matheus Vitorino, acadêmicos do curso de Ciências Sociais da UFJF, e por Luiz Paulo Santiago, assistente legislativo da Câmara Municipal.

Cinquenta e seis estudantes das escolas: Colégio São José, Escola Cenecista Monteiro Lobato e das escolas estaduais Ali Halfeld, Marechal Mascarenhas de Moraes e Prof. José Freire foram distribuídos em três GT’s: 1) Mobilidade: Participação e Controle Social; 2) Trânsito e Transporte; e 3) Mobilidade e Infraestrutura – subtemas desta edição. O objetivo desses grupos é analisar as 30 (trinta) propostas surgidas em oficinas realizadas em cada escola durante o mês de maio e priorizar 12 (doze) delas – quatro por subtema – para novo debate na Plenária Municipal a ser realizada no dia 08/06 na Câmara Municipal, quando seis propostas deverão ser priorizadas para encaminhamento para a etapa regional.

Enquanto discutiam o teor de cada proposta e definiam seu destino, os estudantes de ensino médio puderam exercer os princípios inerentes à democracia participativa, defendendo seu ponto de vista, ouvindo a argumentação dos demais e respeitando a vontade da maioria.

O sociólogo e coordenador do projeto, Sérgio Dutra, do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) do Legislativo, observou que esse exercício permitiu-lhes o primeiro contato com a dinâmica do processo de discussão das propostas, tornando-os mais capacitados para as etapas seguintes. De imediato, ele detectou a demanda por maior controle e participação social, com destaque para questões ecológicas e de qualidade de vida. Alternativas como rodízio de carros e incentivo ao uso de bicicletas foram algumas das questões apresentadas.

O mesmo exercício está sendo desenvolvido nos municípios de Matias Barbosa, Leopoldina, Rio Preto e Santos Dumont – demais integrantes do Polo Zona da Mata I. A Plenária Regional acontecerá, em 30 de junho, na Câmara Municipal de Matias Barbosa – sede desse polo. Já a Etapa Estadual ocorrerá de 24 a 26 de agosto, em Belo Horizonte, quando serão reunidos estudantes dos doze polos regionais que integram o Parlamento Jovem de Minas 2016.















Nenhum comentário:

Postar um comentário