sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Plenária Municipal foi realizada dia 14/08 em Juiz de Fora

Alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio Carlos, da Escola Cenecista Monteiro Lobato e dos colégios Jesuítas, Santos Anjos e Santa Catarina, integrantes do Parlamento Jovem de Minas de Juiz de Fora, definiram dia 14/08 (quinta-feira), em plenária, as propostas locais que serão levadas à etapa regional. O tema de 2014 é Envelhecimento com qualidade de vida, abordado pelos subtemas: Direito ao Envelhecimento com qualidade de vida, Promoção da convivência intergeracional e Protagonismo social e político. Após abrir a sessão, o presidente da Câmara Julio Gasparette (PMDB) ressaltou a importância de os jovens serem entenderem a política como um instrumento eficaz para a melhoria da qualidade de vida da população. “Reconhecemos a importância do investimento na formação cidadã dos estudantes, na democracia e no aprendizado político,” disse.
Os trabalhos foram conduzidos por profissionais do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) e monitores da UFJF, no anfiteatro João Carriço, da Funalfa, em função de obras no plenário da Câmara.
As propostas selecionadas serão encaminhadas para a etapa regional, nos dias 4 e 11 de setembro. Além de Juiz de Fora estarão presentes estudantes de Leopoldina, Matias Barbosa e Santos Dumont. A plenária estadual, com representantes de 27 municípios, será realizada no período de 29 a 31 de outubro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
A apresentação de sugestões para a Câmara Municipal foi novidade este ano. Mesmo em se tratando de um programa direcionado à atividade parlamentar estadual, os estudantes sentiram a necessidade de encaminhar questões para o legislativo municipal.
A Mesa de abertura do evento também foi integrada pela diretora geral do Legislativo, Maria Aparecida Fontes Cal; o coordenador do CAC, Luiz Eugênio Ribeiro Barros, e o supervisor de Serviços de Formação para a Cidadania do órgão, Sérgio Peres Dutra. Já a Mesa de trabalhos da Plenária Municipal foi presidida pela monitora Marina Borges de Freitas e secretariada pela monitora Jennifer Fernanda de Souza. Também assessoraram os trabalhos de redação os monitores: Hudson Silva Ferrarezi, Juber Marques Pacífico, Tuane Oliveira Gonçalves e Vinícius Augusto Moravia de Oliveira. Todos são estudantes de graduação da UFJF.
A plenária também contou com a presença de jovens embaixadores - estudantes americanos de High School - que estão em visita ao país a fim de, dentre outras atividades, acompanharem ações sociais e conhecerem a organização da política nacional. Os jovens embaixadores ficaram admirados com a perspectiva de participação política propiciada pelo Parlamento Jovem de Minas.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário