quarta-feira, 12 de junho de 2019

OS GRUPOS DE TRABALHO DA ETAPA MUNICIPAL

No dia 05/06, no Colégio Nossa Senhora do Carmo aconteceram os Grupos de Trabalho (GT’s) da etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas de Juiz de Fora. 

O evento deu inicio à segunda fase da etapa municipal, ou seja, a discussão pelos estudantes das propostas elaboradas por cada uma das escolas participantes para o tema “Discriminação étnico-racial”.

 Os trabalhos foram acompanhados pelo prof. Jorge Chaloub, do Departamento de Ciências Sociais da UFJF, pelo sociólogo Sérgio Dutra, da Câmara Municipal de Juiz de Fora que coordena PJ Minas em Juiz de Fora e responsável pela abertura das atividades no Colégio Carmo. Após a apresentação das orientações sobre a dinâmica das discussões, os estudantes foram distribuídos entre os três GT’s, os quais foram conduzidos pelos monitores e estagiários, acadêmicos dos cursos de Ciências Sociais e de Direito da UFJF.




               
Estiveram presentes os estudantes das escolas: Colégio dos Jesuítas, Colégio Nossa Senhora do Carmo, Colégio Tiradentes, Escola Estadual Dilermando Costa Cruz e Escola Estadual Henrique Burnier. Os presentes foram divididos entre os três grupos de trabalho referentes aos subtemas: Desigualdades sócio-econômicas, Violência por motivo étnico-racial e Direto às identidades e à diversidade cultural.
              
O objetivo dos grupos de trabalho era analisar as trinta propostas apresentadas pelas cinco escolas. Ao final das discussões as onze propostas priorizadas foram encaminhadas para uma nova rodada de discussão que aconteceria na Plenária Municipal, dia 10/06, na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
                
Nos três Grupos de Trabalho foram escolhidos pelos próprios estudantes aquele que exerceria a função de relator, cuja tarefa seria apresentar um resumo das discussões em seu GT para todos os presentes na Plenária Municipal.

O subtema 1 foi coordenado pelos monitores Denise Moura, Gustavo Pereira e Aline Alvim, tendo como relator o estudante João Vitor Calil Rocha, do Colégio Nossa Senhora do Carmo.









O subtema 2 foi coordenado pelos monitores Joan Santos, Júlia Andrade e Larissa Oliveira, sendo seu relator o estudantes Guilherme Porto da Silva, do Colégio Tiradentes.





Já o subtema 3 teve como coordenadores os monitores Clara Freguglia, Izabela Lorié e Leone Dias e como relator o estudante Carlos Dondici da Silva do Colégio dos Jesuítas.






Esta atividade foi registrada pela JF TV Câmara, canal 35.1


Nenhum comentário:

Postar um comentário