Realização dos Grupos de
Trabalho da etapa municipal
Na tarde do dia 19 de junho, o Colégio Vianna
Júnior sediou os grupos de trabalho da etapa municipal da edição 2017 do
Parlamento Jovem de Minas em Juiz de Fora.
Os trabalhos foram acompanhados pela profª
Christiane Jalles, do Departamento de Ciências Sociais da UFJF e coordenadora
dos trabalhos dos monitores e pelo sociólogo da Câmara Municipal de Juiz de
Fora e coordenador do PJ Minas em Juiz de Fora, Sérgio Dutra.
As discussões nos Grupos de Trabalho (GT’s) foram
orientadas pelos monitores: Bruna Candiá, Karoline Sena, Matheus Vitorino e
Milena de Paula Silva, acadêmicos do curso de Ciências Sociais da UFJF; por
Luiz Paulo Santiago, assistente legislativo da Câmara Municipal, e pela profª
Christiane Jalles.
Aproximadamente quarenta estudantes dos colégios
Apogeu, dos Jesuítas, Tiradentes e da Escola Estadual Prof. José Freire foram
distribuídos em três grupos de trabalho correspondentes aos subtemas: 1) Educação
política e currículo; 2) Interações entre escola e sociedade na formação
política dos jovens; e 3) Educação política para uma gestão democrática e
participativa nas escolas – subtemas desta edição, cujo tema central é Educação
Política nas Escolas.
Esses GT’s tiveram como objetivo discutir as trinta
propostas elaboradas pelos estudantes durante as oficinas realizadas em suas
escolas e orientadas pelos monitores. Após as discussões foram priorizadas doze
dessas propostas – quatro por subtema – para nova rodada de discussão na Plenária
Municipal a ser realizada no dia 23/06 na Câmara Municipal. Nesse outro momento
seis propostas priorizadas pelos alunos
deverão ser encaminhadas para a etapa regional, que acontecerá nos dias 11 e 18
de agosto, na Câmara de Matias Barbosa, sede do Polo Zona da Mata I.
Nos três GT’s as discussões promovidas pelos
estudantes de ensino médio foram uma oportunidade para exercitarem os
princípios inerentes à democracia – defenderam seus pontos de vista, ouviram a
argumentação dos demais e respeitaram a vontade da maioria. Assim, essa atividade permitiu-lhes o primeiro
contato com a dinâmica do processo de discussão das propostas, tornando-os mais
capacitados para as próximas etapas.
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