quarta-feira, 21 de junho de 2017

Realização dos Grupos de Trabalho da etapa municipal

Na tarde do dia 19 de junho, o Colégio Vianna Júnior sediou os grupos de trabalho da etapa municipal da edição 2017 do Parlamento Jovem de Minas em Juiz de Fora.

Os trabalhos foram acompanhados pela profª Christiane Jalles, do Departamento de Ciências Sociais da UFJF e coordenadora dos trabalhos dos monitores e pelo sociólogo da Câmara Municipal de Juiz de Fora e coordenador do PJ Minas em Juiz de Fora, Sérgio Dutra.

As discussões nos Grupos de Trabalho (GT’s) foram orientadas pelos monitores: Bruna Candiá, Karoline Sena, Matheus Vitorino e Milena de Paula Silva, acadêmicos do curso de Ciências Sociais da UFJF; por Luiz Paulo Santiago, assistente legislativo da Câmara Municipal, e pela profª Christiane Jalles.

Aproximadamente quarenta estudantes dos colégios Apogeu, dos Jesuítas, Tiradentes e da Escola Estadual Prof. José Freire foram distribuídos em três grupos de trabalho correspondentes aos subtemas: 1) Educação política e currículo; 2) Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens; e 3) Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas – subtemas desta edição, cujo tema central é Educação Política nas Escolas.

Esses GT’s tiveram como objetivo discutir as trinta propostas elaboradas pelos estudantes durante as oficinas realizadas em suas escolas e orientadas pelos monitores. Após as discussões foram priorizadas doze dessas propostas – quatro por subtema – para nova rodada de discussão na Plenária Municipal a ser realizada no dia 23/06 na Câmara Municipal. Nesse outro momento seis propostas  priorizadas pelos alunos deverão ser encaminhadas para a etapa regional, que acontecerá nos dias 11 e 18 de agosto, na Câmara de Matias Barbosa, sede do Polo Zona da Mata I.

Nos três GT’s as discussões promovidas pelos estudantes de ensino médio foram uma oportunidade para exercitarem os princípios inerentes à democracia – defenderam seus pontos de vista, ouviram a argumentação dos demais e respeitaram a vontade da maioria. Assim, essa atividade permitiu-lhes o primeiro contato com a dinâmica do processo de discussão das propostas, tornando-os mais capacitados para as próximas etapas.













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